quinta-feira, 30 de abril de 2009

A maior capacidade é a confiabilidade.




O mundo ainda está por ver o que D'us
pode fazer com e para e através e em e
pelo homem que lhe seja total e completamente
consagrado. Tentarei ao máximo ser esse homem.”

D.L. Moody


Galera tive um bom resultado com a turma de ADM, mas a turma de sistema de informação devido os mesmo serem imaturos psicologicamente e não saberem bem o querem da vida, e por acharem por que passaram em um vestibular são os donos da vez e por ultimamente o professor ter perdido a credibilidade com o passar dos tempos diante de governos que apreciam a educação de massa vejo que eles não querem meio nada com nada, ainda estou encontrando uma manerira de chegar ate os mesmos.

Minha vida continua uma maravilha, parece uma montanha russa, quando acho que estou indo pelo melhor caminho alguma coisa acontece na jornada mudando radicalmente a trajetoria, ora tenho sucesso, porem tenho muitos fracassos tambem.

Passei minha ferias no RJ descansei, revi e conheci muitas pessoas bacanas, e como se não fosse normal obtive novas gafes.

Visando que os meus academicos tenham uma boa orientação postarei alguns exemplos de analogias Organizacionais

Planejamento


1 – INTRODUÇÃO

Atualmente, no Brasil, é impressionante o número de empresa que aproveita algum modismo ou oportunismo de mercado existente. Essas companhias esquecem, não sabem ou simplesmente resolvem não aplicar uma das ferramentas mais importantes em qualquer organização ou empreendimento de sucesso: o planejamento. A busca desesperadora pelos lucros é tão grande que elas próprias nascem esquecendo ou deixando de lado fatores importantíssimos. Se a empresa está buscando lucros, sobrevivência, retorno sobre investimento, metas de crescimento ou participação de mercado, isso deve estar bem definido em qualquer negócio.

O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não-convencionais, desconhecidas e contra intuitivas forem consideradas. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.

Uma estratégia pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Cada elo da companhia deve ser planejado e balanceado com todos os outros, num processo integrado de planejamento. O projeto do sistema de gestão e controle deverá completar o ciclo de planejamento da empresa.

Existem vários níveis de planejamentos. Porém, todos devem ser capazes de responder aos questionamentos: o quê? Quando? Como? E onde? Seja no nível estratégico, tático ou operacional. O planejamento estratégico é considerado como sendo o planejamento de longo alcance, no qual o horizonte de tempo é maior do que um ano, é muito comum nas empresas brasileiras encontrarmos planejamentos da ordem de cinco anos. Devido ao seu planejamento temporal longo, o planejamento estratégico opera com dados que são continuamente incompletos e imprecisos.

O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – O processo do planejamento estratégico

O conceito de planejamento estratégico tem-se tornado excepcionalmente importante nos círculos empresariais hoje, em grande parte devido à crescente complexidade dos ambientes tanto interno como externo, assim como à sofisticação cada vez maior da administração. O termo estratégia vem do grego strategos, que significa "general". Antigamente, significava a arte e a ciência de levar as forças militares à vitória. Hoje, empresas pequenas e grandes, e também organizações não-lucrativas, usam estratégia para escolher as melhores opções para atingir seus objetivos.

2.1.1 – O que é planejamento estratégico

O Planejamento estratégico inclui atividades que envolvem a definição da missão da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente. Planejamento estratégico se diferencia de outros tipos de planejamento organizacional segundo estes critérios:

  • Envolve decisões tomadas pela alta administração;
  • Envolve apropriação de muitos recursos, como dinheiro, mão-de-obra ou capacidade física;
  • Tem impacto significativo a longo prazo;
  • Focaliza a interação da organização com o ambiente externo.

2.1.2 – Quem faz o planejamento estratégico

As decisões sobre o planejamento estratégico, por seu significado para a empresa, são de responsabilidade dos administradores de linha e não dos assessores especiais de planejamento. Os assessores de planejamento, se os houver, estejam centralizados ou descentralizados, desempenham um papel importante ajudando os administradores de linha, sobretudo ao fornecer análise ambiental.

Em grandes empresas diversificadas, o planejamento estratégico pode abranger vários níveis da estrutura, incluindo:

  • O presidente e outros membros da alta administração;
  • Os gerentes gerais das subsidiárias, como os gerentes de divisão e presidentes regionais;
  • Gerentes funcionais das subsidiarias, que chefiam áreas funcionais como marketing, fabricação e finanças e devem apoiar sua estratégia;
  • Gerentes dos principais departamentos operacionais, que têm responsabilidade de desempenhar seu papel no plano estratégico geral.

2.1.3 - Componentes do planejamento estratégico

O resumo abaixo mostra os componentes básicos da administração estratégica, que inclui não só o processo de planejamento mas também as fases de implementação e controle.

O quadro acima ilustra o planejamento estratégico desde o início com uma compreensão clara da missão organizacional em primeiro lugar. Em segundo lugar, deve-se estabelecer os objetivos, para todos saberem o que a administração quer realizar. Em terceiro lugar, a administração identifica as alternativas estratégicas disponíveis para atingir esses objetivos. Esta etapa exige o exame dos pontos fracos e fortes da organização, prevendo o ambiente futuro. Finalmente, para completar o processo de planejamento, fazem-se as escolhas estratégicas.

Embora estamos dando ênfase ao planejamento estratégico, os administradores devem se preocupar também com os processos de implementação e controle quando os planos estratégicos forem estabelecidos.

A estratégia da Ford Motor Company para enfrentar o Mercado Comum Europeu de 1992 começou quando Henry Ford II visitou suas fábricas européias em 1967. Ele encorajou sua empresas alemãs e britânicas a cooperar e a não competir entre si. A Ford produzia carros na Europa desde a década de 1920, quando criou seu primeiro carro europeu, o Capri; produziu seu primeiro carro alemão, o Fiesta; e construiu uma fábrica muito bem-sucedida na Espanha. Por volta de 1989, os britânicos e alemães coordenavam o projeto dos carros europeus da Ford, e a Inglaterra, a Bélgica, a Alemanha e a Espanha compartilhavam as operações de montagem em 23 fábricas na Europa.

2.2 - Missão organizacional ou "o que queremos?"

As organizações simplesmente não podem sobreviver se não souberem o que querem e para onde vão. A missão organizacional define o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir e identificar seus produtos ou serviços e clientes. Assim a missão identifica a razão-de-ser da organização, isto é, o que ela representa. Tanto as organizações lucrativas como as não-lucrativas precisam especificar com muita clareza sua missão.

A figura abaixo mostra um modelo das etapas principais que uma organização segue para determinar sua missão:

2.2.1 – Papel dos clientes ao determinar sua missão

Um dos aspectos da missão de uma organização é identificar as pessoas que serão as usuárias dos seus serviços ou produtos. E quem é o cliente? Radio Shack procurou um tipo diferente de cliente ao vender computadores caseiros e produtos eletrônicos para indivíduos. Missões diferentes, contudo, levam a objetivos, estratégias, programas, diretrizes e planos diferentes. Por exemplo, a IBM escolhia as grandes empresas como clientes para seus computadores e outros produtos empresariais. Quando introduziu o IBM-PC, estabeleceu uma unidade inteiramente nova para produzir e vender para compradores individuais.

Algumas organizações atingem vários tipos de clientes com linhas de produtos amplas, enquanto que outras organizações se concentram em uma única linha. Por exemplo, a Texaco, uma das maiores empresas de energia, se especializa em localizar, produzir, refinar e vender produtos químicos e de petróleo. Porém a Tenneco, uma das concorrentes da Texaco, não está só no negócio de petróleo, mas também na construção de navios, equipamentos agrícola, peças de automóveis, oleodutos, agricultura, imóveis e seguros. Da mesma forma, a Ford Motor Company não só fabricava carros mas também exerce atividades aeroespaciais, eletrônicas e muitas outras, cada qual com um tipo especial de cliente.

2.2.2 – Valores, crenças e missão

A declaração de missão de uma organização muitas vezes vai além de definir seus produtos ou serviços, mercados e clientes. Contém, freqüentemente, um esboço das crenças da organização e diretrizes gerais que serão usadas para atingir sua missão. Estas são as vezes apresentadas como credos da companhia. Talvez o exemplo mais conhecido de credo de uma empresa seja o da Johnson & Johnson, que mostra toda a responsabilidade que eles têm para com os clientes.

2.3 - Objetivos Organizacionais

Os objetivos são o resultados ou metas para os quais todas as atividades organizacionais são direcionadas. Os objetivos são uma parte importante do planejamento eles se tornam o foco na direção das estratégias. As organizações em geral têm vários objetivos amplos, a longo prazo e abrangentes, entre eles a

lucratividade, a fatia de mercado, boas relações como os empregados, e outros.

2.3.1 - Como a Missão afeta os objetivos

A missão organizacional identifica a função que a organização pretende desempenhar dentro de seu sistema social ou econômico. Primeiro a de identificar a missão básica, depois, porém é que serão determinados os objetivos, estratégias, programas e diretrizes específicas a serem desenvolvidos.

2.3.2 - Exemplos de objetivos organizacionais

Os objetivos vão além e são mais específicos do que a simples resposta a "O que é a nossa empresa?". Ao mesmo tempo, entretanto, os objetivos a longo prazo de uma organização são geralmente estabelecidos em termos amplos, e não específicos.

Exemplo: Hewlett-Packard

A Hewlett-Packard (HP), fundada em 1939, é uma das maiores projetistas e fabricantes de equipamentos eletrônicos de precisão, incluindo computadores, calculadoras, instrumentos médicos e científicos e outros produtos. Os objetivos da empresa estão resumidos nestes setes itens:

Lucro: Conseguir lucro suficiente para financiar o desenvolvimento da empresa e fornecer recursos para atingir nossos outros objetivos.

Clientes: Produzir bens e serviços do maior valor possível para nossos clientes, conseguindo e conservando assim seu respeito e lealdade.

Setores de interesse: Diversificar somente quando nossas idéias, a par de nossa capacidade técnica, de fabricação e de marketing, nos assegurem que poderemos prestar uma contribuição necessária com a possibilidade de vendas no setor.

Crescimento: Nosso crescimento só será limitado por nossos produtos e por nossa capacidade de desenvolver e produzir artigos técnicos que satisfaçam uma necessidade real do cliente.

Nosso Pessoal: Ajudar o pessoal da HP a participar do sucesso da empresa que é por eles possibilitado; dar segurança no emprego com base em desempenho; reconhecer o sucesso individual; ajudá-los a conseguir satisfação e realização no trabalho.

Administração: Possibilitar iniciativa e criatividade permitindo maior liberdade de ação aos indivíduos para atingir objetivos bem definidos.

Cidadania: Honrar nossas obrigações para com a sociedade, nos constituindo em um patrimônio econômico, intelectual e social para cada nação e comunidade em que operemos.

2.3.3 - Áreas que precisam de objetivos

Peter Drucker identificou oito áreas em que uma empresa deveria estabelecer objetivos, e essas áreas são:

Posição de Mercado: Uma empresa deve decidir qual é o produto (ou produtos) que deseja vender e o tipo de cliente que pretende atingir. Deve, também, escolher a porção de mercado que deseja abranger.

Produtividade: Esse é o índice dos insumos e saídas de produtos (inputs e outputs) de uma organização. Quais são as entradas de mão-de-obra, equipamentos e finanças necessários para se chegar ao produto final (output)? Os objetivos para a melhoria da produtividade podem ser desenvolvidos em várias áreas, incluindo métodos do trabalho, maquinário e equipamentos mais avançados, e maior eficiência do trabalhador.

Recursos Físicos e Financeiros: Como a organização vai gerar e utilizar os recursos financeiros? Os objetivos devem ser elaborados em relação a fábrica, ao equipamento e ao fornecedor de matéria-prima.

Lucratividade: Os objetivos de lucro são importantes para atingir outros objetivos, incluindo:

Inovação: Há necessidade de produtos e serviços novos e inovadores. Embora se corra um certo risco ao ser o primeiro com algo novo, há também um potencial de grandes recompensas.

Desempenho e desenvolvimento de executivos: Tanto as organizações grandes como as pequenas devem estabelecer objetivos relacionados à qualidade do desempenho e conseguir o desenvolvimento de administradores em todos os níveis.

Desempenho e atitudes dos trabalhadores: Em todas as organizações os empregados do nível operacional fazem a maior parte do trabalho de rotina. Portanto, estabelecer objetivos em relação a fatores como produção por empregado, qualidade do produto e nível de satisfação dos empregados iria beneficiar a administração que procure a eficácia.

Responsabilidade pública e social: Boicotes do público e atos do governo atingem as empresas que não adotam e implementam objetivos públicos e sociais.

Estas oito áreas em que se deveriam estabelecer os objetivos exigem intercâmbio para se conseguir realizar todos eles. Em outras palavras, metas múltiplas exigem equilíbrio, ou acomodação, dos desejos, necessidade e exigências das diversas pessoas integradas na organização, como acionistas, empregados, clientes, comunidade etc. Portanto a administração deve determinar o equilíbrio ótimo entre os objetivos, mas ainda assim permitindo certas flexibilidades.

2.4 - Identificação de alternativas estratégicas

O planejamento estratégico não existe em um vácuo, mas deve levar em consideração as variáveis que afetam a organização. Assim sendo, para haver um planejamento estratégico eficaz é essencial identificar as principais variáveis, estar ciente de seu impacto, ser capaz de prever seu impacto potencial futuro.

2.4.1 – Quatro áreas de análise

Antes de formular as estratégias para atingir objetivos, os planejadores devem preparar a seguinte informação:

  • Análise dos fatores organizacionais internos, como valores da administração, qualidade de pessoal, posição competitiva e linha de produtos e pesquisa e desenvolvimento.
  • Perfil da indústria, incluindo fatores tais como: história da indústria, forças concorrentes e condição financeira.
  • Análise dos fatores ambientais externos atuais, incluindo forças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas.
  • Previsão de fatores ambientais futuros, o que envolve a previsão correta das mudanças que foram previstas nas variáveis ambientais externas atuais.

2.4.2 - Fatores que afetam o processo de planejamento

Há dois grupos de fatores que afetam o processo de planejamento:

  • Fatores incontroláveis, os elementos – tais como o crescimento da população, o ambiente político e as pressões sociais – que não tem uma causa direta e localizável.
  • Fatores controláveis, os elementos – tais como a pesquisa, localização dos edifícios e relações organizacionais – sobre os quais a organização tem algum controle através das decisões de seus administradores.

2.5 - Análise SWOT

A análise SWOT é uma forma útil para ajudar as organizações a identificar fatores externos e internos, assim como salientar oportunidades em potencial. A análise SWOT é o processo de identificar sistematicamente as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

As Forças são os recursos ou aptidões que fazem com que a empresa suplante os concorrentes.

  • Vantagens na concorrência;
  • Capacidade de inovar;
  • Sistema de distribuição;
  • Habilidade de Marketing;
  • Reconhecimento da marca.

As Fraquezas também devem ser reconhecidas.

  • Instalações obsoletas;
  • Falta de profundidade na administração;
  • Baixa identidade da marca;
  • Imagem de marketing fraca;
  • Pouca capacidade de pesquisa e desenvolvimento.

As Oportunidades oferecem um potencial favorável no ambiente da empresas.

  • Expansão da linha de produtos;
  • Entrada em novos mercados;
  • Diversificar para ampliar o risco;
  • Melhorar a relação comprador/fornecedor.

As Ameaças são as principais circunstâncias desfavoráveis ou impedimentos à posição atual ou futura da empresa.

  • Novos concorrentes;
  • Crescimento vagaroso do mercado;
  • Mudanças na preferência do comprador;
  • Mudanças demográficas adversas.

2.5.1 – A matriz de crescimento/participação no planejamento estratégico

A maioria das grandes corporações tem um certo número de produtos em uma ou mais indústrias. Pode-se dizer, então, que cada companhia consiste de um conjunto de várias empresas menores, denominadas unidades estratégicas. Uma unidade estratégica representa uma firma que tem sua própria missão, linha de produtos ou serviços, concorrência, clientes, ameaças e oportunidades. Assim cada UEN tem seu próprio ambiente externo e interno que precisam ser avaliados.

Uma das técnicas usadas para ajudar a fazer o planejamento estratégico para empresas diversificadas é uma matriz de quatro divisões elaborada pela BCG, a matriz BCG se baseia em duas variáveis estratégicas: o índice de crescimento da indústria e a relativa participação no mercado da UEN.

Estrelas são as unidades estratégicas de negócio em mercados de crescimento rápido com uma participação no mercado também bastante alta. São necessários muitos recursos para manter essa posição dominante. Entretanto as estrelas oferecem oportunidades excelentes para um futuro de crescimento e lucratividade.

Pontos de interrogação são as UENs em indústria de rápido crescimento, mas com uma pequena opção de mercado. Elas atraem porque têm um potencial grande de crescimento.

Entretanto, para manter sua posição em uma indústria em crescimento, ou tentar ultrapassar essa posição, geralmente são necessárias grandes reservas financeira.

Vacas leiteiras são unidades estratégicas de negócio de grande participação de mercado, e que operam em indústrias maduras e de crescimento vagaroso. Ao contrário das estrelas, geralmente não exigem grandes recursos financeiros. Assim, seu lucro pode ser distribuído para estrelas e ponto de interrogação.

Cachorros são UENs com pouca participação no mercado, concorrendo com indústrias de baixo índice de crescimento. Sua indústria é madura e saturada, e geralmente tem muita competição e margem de lucro baixa. Cachorros são as vezes chamados "armadilhas de dinheiro" porque invariavelmente esgotam os recursos financeiros de UENs mais saudáveis no conjunto da empresa.

Uma grande vantagem da análise crescimento/participação no mercado é a representação visual do conjunto de UENs na empresas inteira. Além disso, várias opções estratégicas foram generalizadas na operação eficaz das unidades estratégicas em cada quarta parte da matriz.

2.6 - Algumas opções estratégicas

2.6.1 - Concentração

A concentração é a estratégia seguida por uma empresa que opera em uma única linha de produtos ou serviços ex.: Mc Donald’s, Polaroid. As vantagens da concentração incluem a relativa simplicidade da administração, clareza de objetivos e um foco organizacional único. Naturalmente, é perigoso uma firma colocar todos os seus ovos em uma única cesta.

2.6.2 - Integração Horizontal

Embora semelhante à concentração, a integração horizontal dela difere porque normalmente envolve a aquisição de outra firma cujos produtos ou serviços sejam semelhantes. Assim, o objetivo é aumentar a participação no mercado através de estabelecimentos adicionais.

2.6.3 - Integração Vertical

A integração vertical é a estratégia de se estender regressivamente o âmbito de uma empresa levando-a a assumir uma atividade ou função de suprimento ou voltando-a prospectivamente para o usuário final. A integração regressiva consegue uma fonte de suprimento confiável. Ex. uma grande empresa jornalística, também possui uma fábrica de papel. Uma grande vantagem da integração prospectiva ou voltada para a frente é proporcionar maior controle do canal de distribuição. Exemplos de integração prospectiva incluem: um editor que possui uma cadeia de livrarias, ou uma confecção que possui lojas para a venda de produtos. A principal desvantagem da integração vertical é a administração mais complexa e a exigência de mais capital.

2.6.4 - Diversificação

Diversificação é a estratégia de entrar em um negócio diferente do atual. A vantagem é maior proteção devida a divisão de riscos ou a escolha de indústria com ciclos opostos. A desvantagem associada à diversificação, especialmente quando voltada para campos não relacionados, é complicar um pouco a administração.

2.6.5 - Estratégia dar a volta/restringir os gastos

A estratégia de dar a volta/restringir os gastos é muito usada para cuidar de uma empresa com desempenho fraco e trazê-la de volta a um nível satisfatório. Os problemas que causam esse desempenho negativo devem ser identificados e atacados, como por exemplo: administração fraca, mercados mutáveis, aumento de concorrência ou produtos ultrapassados. Essa estratégia pode focalizar a substituição de administradores, a atenção para o controle de custos, a eliminação de segmentos não-lucrativos ou a transferência de recursos de alguns segmentos para outros.

2.6.6 - Estratégia despojamento/liquidação

As estratégias de despojamento ou liquidação são usadas quando a organização perdeu sua força. Nesse caso, significa uma decisão para romper o segmento. O despojamento significa vender a empresa ou um de seus componentes.

Liquidação significa terminar a existência da empresas, ou fechando a empresa ou dispondo seu ativo.

2.6.7 - Fusões e alianças estratégicas

As fusões são bastante usadas pelas empresas quando vão introduzir um novo produto ou aceitar um trabalho que não podem realizar sozinhas, ou entrar em um mercado novo, ou privatizar empresas governamentais.

Um tipo de estratégia relativamente novo e que ajuda a fortalecer as pequenas empresas é a aliança estratégica, em que duas ou mais companhias cooperam para atingir um objetivo comum. Um estudo recente descobriu cerca de 200 empresas que usaram essas alianças.

2.7 – Planejamento Tático e Operacional

Uma vez definido o Planejamento Estratégico a empresa trabalha no desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

2.7.1 - Planejamento tático

O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

O planejamento tático é desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

2.7.2 - Planejamento operacional

O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais.

Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.

Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:

  • Os recursos necessários para o seu desenvolvimento e Implantação;
  • Os procedimentos básicos a serem adotados;
  • Os produtos ou resultados finais esperados;
  • Os prazos estabelecidos;
  • Os responsáveis pela sua execução e Implantação.

2.8 - Responsabilidade pela Elaboração do Plano

A responsabilidade pela elaboração do plano é da alta administração, que será assessorada pelos níveis intermediários que fornecerão informações e sugestões. A controladoria terá participação relevante neste processo, pois será responsável pela implementação de um sistema de informações gerenciais que possibilite o controle das atividades e a análise dos resultados alcançados em comparação aos objetivos estabelecidos.

2.9 - Vantagens e Desvantagens do Planejamento

2.9.1 - Vantagens

  • Com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, e por meio da sistematização do processo de planejamento e controle, introduz-se o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões importantes;
  • Com base em resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto;
  • Aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivos;
  • Facilita a delegação de poderes;
  • Tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajusta-los às atividades prioritárias.

2.9.2 - Desvantagens

  • Os planejamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação;
  • O plano de resultados por si só, não garante o resultado projetado, deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias;
  • Os atrasos na emissão de dados realizados prejudicam significativamente a implementação de ajustes em tempo hábil;
  • As dificuldades de implementação de ajustes geram desconfianças em relação a resultados projetados.

3 - CONCLUSÃO

O planejamento estratégico diz respeito a atividades que levam à definição da missão da organização, ao estabelecimento de objetivos e ao desenvolvimento de estratégia que possibilitem o sucesso no seu ambiente.

A missão organizacional identifica a função que a organização tenciona desempenhar na sociedade. A declaração da missão geralmente identifica os produtos, serviços, mercados e clientes da organização. Assim, uma missão definida com clareza permite estabelecer objetivos gerais.

Objetivos são parte importante do planejamento estratégico, porque se tornam o ponto focal do direcionamento das estratégias. As empresas precisam de objetivos nas áreas-chave de mercado, produtividade, recursos físicos e financeiros, lucratividade, inovação, desempenho e desenvolvimento de administradores, desempenho e atitudes dos trabalhadores, responsabilidade pública e social.

Quando o objetivo principal for lucratividade a todo custo, especialmente lucratividade a curto prazo, as empresas enfrentarão problemas, pois podem sacrificar o desempenho a longo prazo não exigindo bom serviço, bem como deixar de fazer pesquisa e desenvolvimento, por causa do custo, e outros atos semelhantes. As empresas, portanto, devem estabelecer um equilíbrio de objetivos.

Diversas variáveis importantes, internas e externas, afetam a estratégia de uma organização. As premissas ou suposições do planejamento em relação às condições futuras devem ser estabelecidas, pois afetam o ambiente da organização. Devem ser analisadas também as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A matriz crescimento/participação indicando a porção relativa do mercado e o crescimento da organização dentro de cada unidade estratégica vai ajudar a avaliar os diversos setores e linhas diversificadas de uma empresas.

São sete as opções estratégicas amplas, disponíveis para as empresas: concentração, integração horizontal, integração vertical, diversificação, dar a volta/restringir os gastos, despojamento/liquidação, fusão e alianças estratégicas.

O Planejamento Tático tem a finalidade de otimizar parte do que foi planejado estrategicamente. Tem um alcance temporal mais curto em relação ao planejamento estratégico.

O Planejamento Operacional tem a finalidade de maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de determinado período. Este tipo de planejamento, geralmente, é de curto e médio prazo e envolve decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior reversibilidade.

Portanto, nos próximos anos, as empresas que não forem capazes de ter um planejamento e visão clara de como se diferenciar uma das outras e serem únicas no que fazem, serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes. Podemos concluir que diante de tantas transformações que estão ocorrendo nestes últimos anos, qualquer empresa que deseja ter sucesso, terá de ajustar seu perfil e não se esquecer: planejar é preciso, pois o importante não é apagar incêndio, e sim planejar.

4 - BIBLIOGRAFIA

  • MEGGINSON, Lean C., Donald C. Mosley, Paul H. Pietri. Administração Conceitos e Aplicações. 4ª Edição, Editora Harbra Ltda, 1998.
  • HOJI, Masakuzu. Administração Financeira. 2º Edição – São Paulo: Atlas, 2000.
  • PEREZ JR, José Hernandez, PESTANA Arnaldo Oliveira, FRANCO Sérgio Paulo Cintra. Controladoria de Gestão. 2ª. Edição – São Paulo: Atlas, 1995.
  • Revista HSM Management - Edição de Abril/02

MENSAGEM
Nem Tudo é Fácil

cecilia1

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas…
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o…
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga…
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça…
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o…
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida…Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

Cecília Meireles


SÓ RINDO

Ontem à noite fiz amor com a minha mulher quatro vezes seguidas, disse o argentino, e de manhã, ela me disse que me amava muito !

-Ah, ontem à noite fiz amor com a minha seis vezes, disse o boliviano, e de manhã ela fez um delicioso café da manhã e disse que eu era o homem da vida dela...

Como o brasileiro ficou calado, o argentino perguntou:

-Quantas vezes é que fez amor com a sua mulher ontem à noite?

-Uma - respondeu o brasileiro.

-Só uma?! - Exclamou o boliviano - E de manhã, o que é que ela disse?

-Fica aí, não para não, que tá muito bom!!!

FILME

- Divã

Divã conta a história de Mercedes.

Mercedes é uma mulher que não tem do que reclamar: é bonita, bem vivida, casada, mãe de dois filhos, sempre próxima a sua melhor amiga Mônica e é muito feliz. Aparentemente a vida dela é perfeita, o que desperta a curiosidade dela mesma em descobrir o porquê de sua vida ser tão completa. É quando Mercedes resolve fazer análise com um psicanalista, Dr. Lopes, para descobrir o motivo de não ver nem a sombra dos problemas.

O que Mercedes não imaginava era que sua vida iria mudar a partir do dia em que ela entrasse naquele consultório. Ao longo de seu tratamento psicológico, Mercedes descobre muitas insatisfações próprias, assim como a necessidade de se conhecer cada vez mais fundo, a vontade de aproveitar cada momento, de realizar sonhos e desejos que não sabia que existia.



LIVRO

- Vendedor de Sonhos/ Augusto Cury

Trata da história de um homem desconhecido que tenta salvar da morte um suicida. Ousado e cheio de segredos, o personagem principal só é controlado pela sua própria consciência.



Uma pequena fé levará tua alma ao céu; uma grande fé trará o céu para sua alma.

Não deixe aquilo que é urgente tomar o lugar daquilo que é importante em sua vida.

Perdoe e esqueça. Quando você enterra um cão raivoso, nunca deixa a cauda dele de fora.

A fé sobe pelas escadas que o amor construiu, e olha pelas janelas que a esperança abriu.


Charles Haddon Spurgeon




domingo, 5 de abril de 2009

Comandos em Ação


Quem cedo e bem aprende,

tarde ou nunca esquece.

Quem negligencia as manifestações

de amizade, acaba por

perder esse sentimento.






Estou dando aulas para curso de administração e sistemas de informação e tambem estou gostando de ambas turmas, cada uma em uma sintese de problemas e dentro do seu perfil, mas bizu não sinto saudades da faculdade, mas somente de algumas pessoas, como a Gabriela e a Lenda.

Ontem estva converdando com a Michella de como nos divertiamos, quando cheguei aqui em Gsia, não saiamo na rua e ou iamos para festa, mas faziamos nossas proprias festas em casa, quantas fezes nos deparavamos com alguem ficando no banheiro, talvez se por acaso iria ficar com gata no meu quarto ou em outro quarto da casa dava de cara com outra pessoa ja usando o quarto, rs, erra muito legal, os jantares e almoços feitos pelo Mauro (otimo cozinheiro por acaso, sua peixada ficou na estoria).

Tambem estou frequentando assidualmente a igreja to indo na Presbiteriana, to gostando e regressando a minhas alianças passadas, como uma grande maioria sabe, quando era infanti frequentava a igreja e agora depois de algum tempo retorne aos meus principios religiosos.


“Você pergunta se eu já amei alguma vez: sou tolo, mas não sou tanto assim.”

“Nunca um punhado de ovos ruins chegou a dar num bom omelete.”

“O amor ao conhecimento é um tipo de loucura.”

“Tudo que é eterno está eternamente acima do tempo.”

“Todos os mortais tendem a tornar-se naquilo que fingem ser.”

C. S. Lewis


Cientista britânico prevê 'catástrofe' mundial em 2030

Principal assessor do governo afirma que vão faltar água, alimentos e energia para toda a população.

O aumento da população mundial e das demandas por água, energia e alimentos poderão provocar uma "catástrofe" em 2030, segundo previsões do principal conselheiro científico do governo britânico.


John Beddington descreveu a situação como uma "tempestade perfeita", termo usado quando uma combinação de fatores torna uma tempestade que, por si só, não teria tanto efeito, em algo muito mais poderoso. A analogia também é usada para descrever crises econômicas.


Sem Beddington, com a população mundial estimada em 8,3 bilhões de pessoas em 2030, a demanda por alimentos e energia deve aumentar em 50%, e por água potável deve aumentar em 30%.

As mudanças climáticas devem piorar ainda mais a situação, vai advertir o cientista nesta quinta-feira, na conferência Desenvolvimento Sustentável RU 09, em Londres.

"Não vai haver um colapso total, mas as coisas vão começar a ficar realmente preocupantes se não combatermos esses problemas", afirma Beddington.

Segundo ele, esta crise por recursos vai ser equivalente à atual crise no setor bancário.

"Minha principal preocupação é com o que vai ocorrer internacionalmente, vai haver falta de alimentos e de água", prevê o cientista.

"Nós somos relativamente sortudos no Reino Unido; pode não haver falta, mas podemos esperar um aumento de preço dos alimentos e de energia."

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) prevê falta de água generalizada na África, Ásia e Europa até 2025.

quantia de água potável disponível por habitante deve diminuir dramaticamente neste período.


A questão da segurança alimentar e energia chegou a entrar no topo da agenda política no ano passado, durante a alta do preço do petróleo e de commodities.

Beddington, a preocupação agora que os preços voltaram a cair é de que essas questões saiam da agenda doméstica e internacional.

"Não podemos ser complacentes. Só porque os preços caíram, não significa que podemos relaxar", diz ele. Melhorar globalmente a produtividade agrícola é uma forma de combater o problema, afirma Beddington.

Atualmente, se perdem entre 30% e 40% de toda a produção, antes da colheita, por causa de pragas e doenças.

"Temos que procurar uma solução. Precisamos de mais plantas resistentes a pragas e doenças, e de melhores práticas agrícolas e de colheita", afirma Beddington.

"Os alimentos transgênicos também podem ser parte da solução. Precisamos de plantas que sejam resistentes à seca e à salinidade - uma mistura de modificações genéticas e cruzamento convencional de plantas."

De acordo com o cientista, também são essenciais melhorias na estocagem de água e fontes de energia mais limpas.

John Beddington está a frente de um subgrupo de um novo departamento do governo criado para combater a segurança alimentar.



MENSAGEM:

O Velho E A Flor
Vinicius de Moraes

Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Bacalov

Por céus e mares eu andei
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber o que é o amor
Ninguém sabia me dizer
E eu já queria até morrer
Quando um velhinho com uma flor assim falou:

O amor é o carinho
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando
Chega sangrando
Aberta em pétalas de amor

SÓ RINDO:

Bichos cegos

Um coelho e uma cobra, cegos de nascença, estava conversando na floresta, quando o coelho perguntou para a cobra:
- Que bicho é você?
A cobra respondeu:
- Não sei! Sou cega de nascença e nunca me vi!
Dai, papo vai e paio vem, perceberam que os cegos desenvolvem outros sentidos, e dai acharam uma saída, onde o coelho comentou:
- Vamos nos apalpar e descobrir pelo tato, que bicho somos nós!
A cobra concordou e imediatemnte começou a apalpar o coelho, onde algum tempo depois o coelho pergunta:
- E aí? Já descobriu que bicho eu sou?
- Sim, retruca a cobra!
-O que sou...??? o que sou...??? indaga impaciente o coelho.
E a cobra responde:
- Você é um lindo coelhinho branco!
O coelho todo emocionado e a pedido da cobra, reciprocamente começa a apalpar a cobra, na tentativa de descobrir que bicho era.
Passados alguns minutos, a cobra impaciente pergunta:
- E ai coelhinho? Já conseguiu descobrir o que eu sou?
O coelho secamente responde:
- Já!
E a cobra se moendo de impaciência pergunta:
- O que eu sou? O que eu sou?
- ADVOGADO... retruca o coelho...



MUSICA:

BIOGRAFIA
Tina Turner foi considerada a mais vibrante cantora da história da música. Quem a viu subir ao palco afirma que o calor e a energia transmitidos por ela não se compara a nenhuma outra sensação já vivida. Tina exalava sensualidade de cada poro desde o início de sua carreira, quando era vocalista do grupo The Ike & Tina Turner Revue, no final dos anos 50. Nessa fase, ela já era Tina Turner, mas nem sempre foi assim.

Tina nasceu Anna Mae Bullock, em Brownsville, Tenessee, no dia 26 de novembro de 1939. Abandonada pelo pai, junto com a irmã Alline, foi morar com a avó em Nutbush, para em seguida mudar-se para a casa de sua mãe em St. Louis, em 1956.

Foi lá que Anna Bullock conheceu Ike Turner, um roqueiro promissor que logo ficou impressionado com sua estrondosa voz e a convidou para cantar em sua banda. Inicialmente Anna não quis por não acreditar muito na história. Mas, diante da insistência de Turner rendeu-se o convite. Foi então que aos 18 anos, Anna Bullock se transformou em Tina Turner.

Primeiramente Tina juntou-se a Ike Turner para fazer uma turnê, como parte do backing vocal. Só dois anos mais tarde, Tina seria a estrela do show. E foi aí que o conjunto passou a chamar Ike Turner & The Kings of Rhythm. Tempos depois teria definitivamente o nome de Ike & Tina Turner.

Em 1960, a dupla começou a bater as listas de vendas com a música 'A Fool in Love'. No decorrer da década, com ajuda do produtor Phil Spector, a banda explodiu com 'River Deep Mountain High' e, em 1971, consagraram o tema 'Proud Mary', uma versão da banda Creedence Clearwater Revival.

Mas, como na maioria das histórias, as fases boas não duram para sempre, com Tina não seria diferente. Anos depois ela abandonou Ike Turner devido a seu comportamento agressivo e consumo excessivo de drogas, além das diferenças pessoais. Do relacionamento, restou o nome consagrado de Tina e um filho.

Nos anos 70, o número de turnês e a venda de discos caíram, apesar do sucesso de Tina Turner durante sua atuação em "The Who's Rock Opera", onde ela cantou sozinha 'Acid Queen', apelido que foi lhe concedido pela mídia. Tina se viu livre e independente e acabou se separando legalmente de Ike exigindo na justiça apenas seu nome artístico. Para voltar a ser o que era, Tina decidiu partir para carreira solo, com apresentações em alguns programas e quadros de TV, como The Hollywood Squares, Donny and Marie, The Sonny & Cher Comedy Hour.

Tina ainda gravou alguns álbuns para a United Artists no final da década de 70, que não renderam muita repercussão. Em 1983 voltou com o projeto dos integrantes de Heaven 17, Ian Craig Marsh e Martin Ware, denominado B.E.F., onde fazia uma versão do tema de The Temptations 'Ball of Confussion'. Surgiu então um contrato com a gravadora Capitol. Era a chance de retomar o caminho do sucesso.

Seu primeiro single foi uma versão do clássico de Al Green 'Let's Stay Together', que entrou com força nas listas em 1984. Foi seguido pelo sucesso de 'What's Love Got to Do With It', que se manteve três semanas em primeiro lugar, convertendo-se em um dos hits da época. No mesmo ano lançou Private Dancer, com o qual conseguiu os sucessos 'Better Be Good to Me' e 'Private Dancer'.

Tina ficou em evidência no mundo todo. Voltou a se apresentar nos palcos dos quatro cantos da Terra, cada vez mais brilhante. Esta talvez tenha sido a época da melhor fase musical de Tina. Sua música passava pelo rock, pelo R&B e pelo romantismo, tudo levado pela voz rosnante e sua sensacional presença de palco.

'We Don't Need Another Hero' em 1985 foi mais um estouro e 'Typical Male", do ano seguinte, seu último grande sucesso da década. Os anos 90 serviram para Tina se dedicar mais às turnês pelo mundo e editar discretos álbuns, que acrescentaram seu nome como artista consagrada.


LIVRO:
- HQ Uncanny x-men
- HQ Cable
- HQ Reinado Sombrio
- HQ Wolverine
- HQ Young x-men


"A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial".