quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A CULPA É DELE ...

"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, 
não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".
Cecília Meireles


Fazia um tempo que não vinha aqui dar um grito de liberdade aos meus pensamentos, pelo menos neste lugar consigo enxerga um horizonte distante e ver o quanto este mundo que me cerca é maravilhoso, e respirar paz neste vale de vitórias e objetivos, por que nós seres humanos somos cheios de tantas lutas sem motivos? 


Bom, em primeiro lugar quero mandar um obrigado a D'us (seja ele cristão, judeu, mulçumano, indigena, candoble, budista, não me importo com sua denominação), por mais que venham as batalhas, ainda consigo sair sempre vitorioso, os muros sempre caem em pés. Meus dias ultimamente estão bem cabulosos,  dias de trovão mesmo e quando não estou no trampo 01, fielmente pode crer que estou dentro de uma sala de aula lecionando no trampo 02. E quando não estou em nenhum dos dois estou em casa estudando ou na academia dando uma bombadinha básica, não é toa que consigo manter esta forma de spartano, pronto pra ir a guerra.




Final de semana passada fui para Brasília participar da corrida do circuito Adidas, perto da esplanada e dos ministérios. Amo correr, na verdade tudo que envolve colocar o corpo em movimento. Academia para mim é o unico lugar onde consigo me desconectar do mundo exterior. Neste recinto  consigo extravasso totalmente nos pesos, alteres, exercicios livres, com aparelhos e no jump (defini perfeitamente os musculos, sem falar que liberamos muita endorfina na execução da atividade). Penso em milhares de possibilidades,  chego a viajar por dezenas de musicas e suas letras, ao praticar malhação consigo me entregar a um retiro para minha alma.

Engraçado estes dias estava analisando o quanto saiu leve da academia, e olha que não gosto de ir lá  para simplesmente socializar e sendo sincero nem faço isso, fico tão mergulhado em meu mundo particular, revendo, pensando com o freio puxado e caminhando em certezas e incertezas. E o mundo roda a minha volta e nem mesmo percebo as pessoas novas e suas conversas. Enfim malhar pra mim é necessario para manter meu equilíbrio psíquico (mais barato que pagar psicólogo).

Porque sempre arrumamos alguem para culpar, tenho preguiça de pessoas que vivem entregando, arrumando culpados e pior é um colega meu que apronta e colega a culpa nos outros, tem pessoas que não podem ver crianças ou cachorros pois senão estes são os primeiros da fila da culpa aleatoria, tenho pavor  desta ausência de hombridade. Honre o seu orgulho de ser homem, e assuma suas culpas proprias, na historia de telenovelas, contos, enredos, quadrinhos sempre vemos a figura do mal em uma pessoa. Mas amigos não somos 100% bonzinhos 24h, temos nossos momentos de pervessidade mesmo que seja milésimos de segundos.

Nossa cultura aqui da América Latina sempre nos ensino colocar a culpa em alguem, exemplo não temos uma boa educação, meus são pobres... Não temos uma boa educação, meu estado não investe nas escolas .... Não temos uma boa educação, o Brasil quer apenas consumidores que comprem e nem se questionam por que fazem, só usam por usar, e o voto aqui é barato.

O cristianismo arrumou um culpado para todos os nossos problemas sociais, e o denominou de diverssos apelidos tais como: encardidinho, coisa ruim, vermelhinho, chifrudo, Zébu, diabo, satanás e etc. E tem umas igrejas que pelo amor do Todo Poderoso, fala mais o nome do cara que do proprio Jesus. Mas vamos refletir aqui, Lucifer como assim é chamado pela bíblia o "diabo", ou também o anjo da Luz . Este mesmo tem como por função segundo seu proprio nome, aquele que lhe apresentara varias caminhos . E outra quando entramos num jogo, e ou somos contratados por uma empresa .... então entramos para ganhar, para  mostrar o quanto somos capazes. Pois bem meus queridos, ele tem a sua função e  a desempenha com  muito louvor. Compreendido isto partimos para proxima fase. Só que tem uma coisa, quem tem o livre arbitrio colega é "você", somos nós que tomamos nossas decisões, e a culpa de não estar vencendo é exclusivamente TUA e não do Anjo da Luz nas trevas que lhe mostrou varias direções e vc  cara pálida foi logo entrando neste tunel sem ao menos pensar se seria o melhor pra ti, pra tua familia e para seu futuro.

Vamos parar de culpar as pessoas e assumir as rédeas de nosso destino, quer escala os montes, então suba alto mas tenha certeza, que terá lugares de difícil acesso, onde as rochas podem ser traiçoieras e podem lhe levar a queda. Porem se vc analisar e calcular teus atos tendo uma meta, vc chegara ao topo desta montanha. E se cair a culpa não é da rocha solta, ou da roupa mau lavada por sua esposa, da falta de proteina de seus alimentos, a culpa é exclusivamente TUA.

Bizu:
To amando escutar esta musica na voz do Damien Rice


To Love Somebody

Bee Gees

Composição: Barry & Robin Gibb

There's a light
A certain kind of light
That never shone on me
I want my life to be
Lived with you
Lived with you
There's a way
Everybody say
To do each an every little thing
But what does it bring
If I ain't got you, ain't got you

You don't know what it's like, baby
You don't know what it's like
To love somebody
To love somebody
The way I love you
In my brain
I see your face again
I know my frame of mind
You ain't got to be so blind
I'm blind, so so so blind
I'm a man, can't you see
What I am
I live and breathe for you
But what good does it do
If I ain't got you, ain't got you



Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve,
para que venhas comigo e eu para sempre te leve...
Cecília Meireles

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Querido LEI

" "Deus fez-nos perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. "Fazer ou não fazer algo, só depende da nossa vontade e perseverança. (Albert Einstein)


Sou um cara de convivência facil por varias vezes morei com amigos meus, e só parei de morar com sharemate ou roomates porque agora tenho minha casa, e as pessoas que moravam comigo casarão tambem e tem as suas proprias residencias, rs, um ate ja se separou (e eu encalhado ate hoje).

Amizade é um assunto tão complexo, estas pessoas que moraram comigo mesmo, ate hoje são pessoas que de certa forma abriram meus olhos, e em nossas convivência sempre estavam me ensinando algo. Gosto de amizades comos estas que compartilham, que vivem estorias juntos, atualmente tudo é superficial, conhecemos uma pessoa hoje trocamos ideias e rimos juntas no outro dia nem olham na sua cara. Posso ter todos os problemas ser orgulhoso, arrogante, selecionista e estrategista, particularmente não acho isso errado. Mas os bonzinhos do paraguai com esta mentalidade latina do coitadismo isso é defeito, tudo bem ja tenho uma idade compreensiva e vou demorar mudar , mas pra ser sincero ate que pude de posicionamento to curtindo ser asssim.

Chega de coleguismo comigo, agora o estoria será diferente, cansei de ser o cara legal, o pessoal vai na minha casa pra fazer festa e tals mas depois me me jogam no mar do esquecimento, e quando procuro novas amizades falam que esqueci dos mesmo, esperem não to cobrando nada não mas deram uma olhada na agenda de vcs queridos amigos e viram quantas vezes me inseriram em seus programas.

E outra não sou amigo de festa daqueles que está contigo por dinheiro, beleza, fator social e ou qualquer interesse. Sou amigo irmão mesmo de estar junto em todas as batalhas seja qual for a intensidade, juro que para lhe defender e lhe ajudar farei qualquer coisa ate mesmo coisas que para sociedade mentirosa e hipocrita seria anti social, estou nesta vida pra ser verdadeiro. Olhar em seus olhos e não tirar conclusões se vc esta certo ou errado, nem quero saber.

E quando todos estiverem  lhe achando um louco por vc expor suas ideias, estarei ali simplesmente pra fazer como os amigos verdadeiros , assim como  fizeram com Van Gogh  que olharam sua obra mesmo sem entender seus principios o encorajaram a seguir em frente porque era o seu sonho, seus sonhos, amigo fazem parte da sua felicidade, e somente quero lhe motivar a alcançar por mais bobos que seja mas são seus. Mas entendo tambem quando devo ficar longe e ver vcs crescerem sozinhos, assim  como começam a relacionar com outras pessoas  e ou namorando sei que ali é um caminho de duas pessoas não de tres, entendo vcs ate melhor que o mundo la fora, como já falei é sua felicidade.

Sei quando sou posto na geladeira, para ficar de stand by. Bom gente, não coloquei meus amigos no freezer, nada disso apenas quero falar que os verdadeiros estão presentes mais do que nunca, e os que fingiam apenas passaram apenas para o posto de meros conhecidos, ou seja colega, aquelas pessoas que como as empresas nós chamamos de stakeholders.

Não estou bravo não tá, sou meio freak mesmo e levo questão de amizade muito serio.




A nossa vida é como uma garrafa
de vinho generoso. Há quem
fique satisfeito só de ler o rótulo;
outros precisam de provar o conteúdo.

Buda, um dia, mostrou aos seus discípulos
uma flor e pediu-lhes que disessem
uma coisa qualquer a seu respeito.
Olharam, (em silêncio), para a flor
durante algum tempo e, logo, um deles
fez sobre ela uma erudita prelecção.

Um outro dedicou-lhes uma poesia
e um terceiro compôs uma parábola,
tentando cada qual sobrepujar,
em arte e profundeza, o seu colega.
Mahakashyap, porém, olhou a flor,
sorriu silencioso... e nada disse.

Apenas ele foi capaz de ver a flor!

Fabricantes de rótulos! Ah, se eu pudesse «saborear» um pássaro, uma flor, uma árvore, um rosto humano!
Infelizmente, porém, não tenho tempo! Ando ocupado demais em ler os rótulos e em produzir alguns da minha própria autoria. E assim, nunca me deixo inebriar com este vinho!

O canto do pássaro
de Anthony de Mello

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FALCÃO, MORCEGO OU ZANGÃO

 

Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado, e inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um prisioneiro.

A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto.

O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso completamente plano, tudo que ele conseguirá fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar.

Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair pelos lados próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente de tanto atirar-se contra o fundo do vidro.

Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima.

Se você está como um zangão, um morcego ou um falcão, cercado de problemas por todos os lados, olhe para cima!

Às vezes só vemos obstáculos, quando a saída está mais próxima do que imaginamos.



O lugar onde sua vida acaba não é determinado tanto por onde
você começa e sim por SE você começa.
John C. Maxwell

domingo, 5 de setembro de 2010

A TUA RESPOSTA

A maldade é uma arma que permanece apontada.
Há sempre uma pessoa que se dispõe a apertar o gatilho.
Pe. Fábio de Melo



Acabei de ler o livro "Carta entre amigo - Sobre Ganhar e Perder", e me tornei um admirador das personalidades e formas de pensamentos distribuidos pelo Pe. Fábio de Melo e Gabriel Chalita, de certa forma comecei a ler livro sem dar crédito, pois bem, o livro me fez navegar nas conformidades administrativas de pessoas conhecidas e outras que derrepente poderiam ser ate meus vizinhos, ou alguem de minha convivência.  E bem, o livro ganhou minha atenção e me fez rever meus conceitos sobre alguns cléricos católicos. Desde sempre convivi muito bem com as diferenças religiosas que me cercam, confesso que já tive problemas com pessoas fundamentalistas, uma porque tudo em excesso para mim já é um erro, creio na temperança e a medida certa, na dosagem minuciosa que devemos estar sempre aplicando em nossas vidas. 

Se ficarmos somente com  pensamento voltado em conseguir grana e  ou dinheiro concerteza vamos esquecer das pessoas que nos cercam. E esta questão pra mim de ir a igreja é mais baseado na questão socialização que propriamente salvação, por que sei que existem pessoas que necessitam estar proximas a outras para sentirem como parte daquele meio, mas infelizmente alguns seres destorcendo alguns conceitos e manipulando mentes fracas, e através deste filtro encaixamos nestes fundamentalista que acreditam mas nem sabem por que, mas mesmo assim, fazem isto por que seus pais faziam, e é muito mais facil fazer assim do que busca explicação desta necessidade. De acordo com Pe. Fábio de Melo "Muitos erros são gestados e mantindo a partir de atitudes irrefletidas... e a religião que praticamos só pode se benéfica se nos fizer refletir. Caso contrário é alienação, esquecimento da realidade". 

Concordo com o Pe. Fábio sobre a meditação e a reflexão religiosa, mas o que vejo atualmente em todos os meios religiosos aqui no Brasil principalmente os cristãos (evangelicos e catolicos) que apenas são frequentadores e esquentadores de banco, não sabem onde está firmada sua fé, ao menos conhecem o seu enredo apenas praticam porque são manipulados a fazerem, mas nunca se perguntaram o que isso e de onde vem esta maneira de fazer. E segundo a proprio afirmaçao do padre estamos vivendo em um pais de alienados. Aqui no Brasil uma grande parte da população ja nasce cristã e não conhecem outras culturas e religiões, e vejam só a igrejas que para converterem pessoas a sua sociedade perguntam se  os ouvinte s querem conhecer Cristo como seu unico salvador, mas espera  ai essa pessoa ja conhecem Jesus mas segundo sua interpretação religiosa pedagogica, não estou falando que esta errado, mas tipo assim querem converter uma pessoa ao seu seguimento e então porque não convidam para conhecer a Jesus conforme a  suas visões e perspectivas, sendo assim respeitariam a visão dos grupos que pensam de outras formas,  e sendo assim eles concerteza gostariam de ser respeitados pelos demais grupos e sociedades.
Sempre fomos impostos a tudo, somos imposto a governo, vivemos no coronealismo, tivemos escravos de todos a formas em nossa estoria. Mas será que ainda não somos escravos da mídia antes televisiva, atualmente creio que seja a virtual. Escravizamos-nos em detalhes que não conseguimos compreender, e membro de banco para mim é prego. Gostaria de ouvir alguem perguntando se a necessidade de usar um veu negro cobrindo todo corpo em um lugar com o calor de 45º durante o dia, usar saia ao andar de bicicleta, ao inves de uma pessoa tomar decisão um minoria porque não usarmos a tal da democracia, onde esta o direito de todos, a igualdade de decidir se coloco ou não um filho no mundo, uma cor de pele não determina se sou menos ou mais capaz que alguem. Quando uma mulher em um determinado país islâmico trai o marido e ou faz sexo fora do casamento é uma prostutita e ainda por cima querem a pedrejar a mesma, mas quando um guarda de sexo masculino e mulçumano faz sexo com um garoto de 10 anos apenas é advertido pela suas autoridades, bom não entendo esta justiça, enfim lá não é tão diferente daqui. Não mais santos que os meros mortais de cá.

Por anda o respeito e a coexistencia pela qual Nelson Mandela lutou tanto, e para ser franco, acho que não conseguiria ser como este heroi, como todos sabem sr. Nelson tambem chamado Mandiba foi prisioneiro por quase 30 anos na Africa do Sul, e mesmo tendo passado por varias humilhações, ele ainda nos mostra sua grande vocaçao pela liberdade. Nos mostrou que a maior das prisões não é aquele feita de tijolos e aço e que nos jogam pela tal voz da justiça. E a mais sangrenta de todas as prisões é aquela construimos dentro de nós mesmo. É o lugar onde trancafiamos a vida que não deu certo. Pois os nossos manipuladores que não querem cabeças pensantes e sim mulas que trabalham calados e presas em prisões de sentimentos. Chicotes podem doerem e ate dilacerarem nossa carne, mas uma palavra proferida atraves de uma lingua felina e ate mesmo não pensada rasgam não nossa alma, a carne sara, nossa alma não, sempre ficam aquelas mancha s escuras. 

Mandiba consegui curar todas as feridas, esquecer o horror de ter perdido a familia, a morte de um filho, o amor de um casamento, a prisão posta pelo Aparthieid. E quando conquistou sua liberdade recontriu a nova Africa e nem precisou de 500 anos para isso. Esta em desenvolvimento este novo país espelhado nos sonhos de sr. Nelson.



“Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que crê;
quando ouvir uma notícia negativa, divida-a por dois, depois por
quatro, e não diga nada acerca do restante dela”.
Charles H. Spurgeon