domingo, 4 de julho de 2010

Cativar no seu rio é viver, Navegar

Momento nostalgico relembrando a infâncial:

E foi então que apareceu a raposa.
__ Bom dia – disse a raposa.
__ Bom dia – respondeu educadamente o pequeno príncipe, que , olhando a sua volta, nada viu.
__ Eu estou aqui – disse a voz, debaixo da macieira…
__ Quem és tu? – perguntou o principezinho. 
__ Tu es bem bonita…
__ Sou uma raposa – disse a raposa.
__ Vem brincar comigo – propôs ele. 
__ Estou tão triste…
__ Eu não posso brincar contigo – disse a raposa. 
__ Não me cativaram ainda.
__ Ah! desculpa – disse o principezinho.
Mas após refletir, acrescentou:
__ O que quer dizer “cativar”?
__ Tu não és daqui – disse a raposa. __ Que procuras?
__ Procuro homens – disse o pequeno príncipe. __ Que quer dizer “cativar”?
__ Os homens – disse a raposa – têm fuzis e caçam. É assustador! Criam galinhas
também. É a única coisa que fazem de interessante. Tu procuras galinhas?
__ Não – disse o príncipe. __ Eu procuro amigos. 
__ Que quer dizer “cativar”?
__ É algo quase sempre esquecido – disse a raposa. 
__ Significa “criar laços”…
__ Criar laços?
__ Exatamente – disse a raposa. __ Tu não és nada para mim senão um garoto
 inteiramente igual a cem mil outros garotos. E Não tenho necessidade de ti. E tu também não tem necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo…
__ Começo a compreender – disse o pequeno príncipe. 
__ Existe uma flôr… eu creio que ela me cativou…
__ É possível – disse a raposa. __ Vê-se tanta coisa na Terra…
__ Oh! não foi na Terra – disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
__ Num outro planeta?
__ Sim.
__ Há caçadores nesse outro planeta?
__ Não.
__ Que bom! E galinhas?
__ Também não
__ Nada é perfeito – suspirou a raposa.

Fragmento do Livro "O Pequeno Príncipe"

Nenhum comentário: