segunda-feira, 8 de março de 2010

O Louco

 

Foi no jardim de um hospício que encontrei um jovem de face pálida e formosa, cheia de espanto. Sentei-me no banco ao seu lado e perguntei - lhe: “Por que está aqui?”.

E ele olhou - me, admirado, disse: “É uma pergunta indiscreta; contudo, vou responder-lhe”. Meu pai queria fazer de mim uma reprodução de si próprio; o mesmo queria meu tio. Minha mãe pretendia fazer de mim a imagem de seu ilustre pai. Minha irmã considerava seu marido marinheiro como exemplo perfeito que eu devia seguir.

Meu irmão achava que eu tinha que ser como ele, um excelente atleta.

E meus professores também, o lente de filosofia, e o professor de música, e o de lógica, cada um queria que eu não fosse senão o reflexo de sua própria face.

Desta forma, vim para este lugar. Acho mais são aqui. “Pelo menos, posso ser eu mesmo.”

Depois, subitamente, virou - se para mim e perguntou: “Mas, diga - me, o senhor também foi trazido a este lugar pela educação e o bom conselho?”.

E eu respondi: “Não, eu sou um visitante”.
E ele disse: “ah, o senhor é um daqueles que vivem no hospício do outro lado da muralha.”.
Gibran Khalil


Pessoal mais uma semana e os terromotos assolam o globo, como todos sabem o Haiti e o Chile sofreram com os deslocamento de placas tectônicas, e agora chegou a vez da Asia juntamente com a Turquia tremer, mas graças a D'us não houve tantos problemas quanto os paises latinos.



Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto , você não deve entregá-lo á ninguém , nem mesmo a um animal. Envolva o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro , sem movimento , sem ar – ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar se indestrutível, impenetrável , irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e pertubações do amor é o inferno.

C. S. Lewis
em “Os quatro amores”



Nenhum comentário: