sábado, 16 de abril de 2011

CAMINHOS E VÍCIOS

"Deus não precisa castigar
as pessoas pelos pecados. 
O pecado já é o próprio castigo, 
devora as pessoas por dentro. 
O objetivo de Deus não é castigar, 
Sua alegria é curar"

[Livro - A Cabana]



Tenho de tirar o chapeu para os polícias de Brasília, nossa que educação, creio que uma conversa vale mais que uma multa aplicada, poxa o agente policial chegou em mim, na boa e me abordando atraves de um conversa bem simpática sobre estacionar em passarelas e o outro agente foi em uma ação de baculejo em busca de drogas que estavam fazendo em Vicente Pires onde fui levar um amigo, ele  pediu para estacionar,  voltou se pra mim educamente falou o q estava procurando e logo nos liberou (nem pediu pra gente sair do carro,  tambem que eu não tinha cara de suspeito muito menos drogado, rs). Educação é tudo, tipo assim deixou uma boa impressão.

O que é ser um pessoa forte? Mas temos a indagação o que é força? Como obtemos a mesma? seria ter um otimo emprego e mostrar a cada dia que vc esta alcançando todas as metas que propostas a ti, ter uma fé e crer fielmente em uma entidade mística, ate mesmo uma família radiante. Felicidade não é o que acontece na nossa vida, mas como nós elaboramos esses acontecimentos. A diferença entre o sábio e o ignorante é que o primeiro sabe aproveitar suas dificuldades para evoluir, enquanto o segundo se sente vítima de seus problemas. Minha mãe tem um irmão que tinha tudo, bom salário, saúde, família e amigos. Entretanto entregou se para as bebidas alcoolicas.

 No seu emprego quase sempre era chamado para festinha entre colegas como truco e futebol, toda vez rolava alguma bebida alcoolica, de festa em festa, encontro e encontros com os amigos ele começou a ter o costume de beber todos os dias.


Sua relação com seus famíliares deteriorizou ate chegar o momento de sua esposa o abandonar-lo, seus filhos hoje não aceitam mais como pai. Um dia ele poderia ter dito chega para os drinks, não encontrou forças e tomou outro. O mais perigoso é que o álcool é tratado como algo sociável, sempre presente em reuniões, festas, comemorações e até mesmo dentro dos lares, sem distinção de classe social ou cultural. Por toda parte se infiltra muito sutilmente o vício do álcool.

Ele não trabalha mais vive mendigando dinheiro com seus irmãos e deixando minha avó cada dia mais fraca e  dia a pos dia ela passa a ver seu filho  se entregar  totalmente ao alcool, falece a cada dia  ao ver o resto  do ser humanos que ele tornou-se. Ele foi colocado em clinicas para deixar o vicio, mas não basta todos querem que pare se ele mesmo não quer. Meu amigo MX em conversa comigo disse que seu pai era alcoolatra, neste momento vi o filme da vida do meu tio, ele falou que tem vergonha e raiva do pai, por sujeitar sua família a isso. 

Perguntei se eles ja buscarão ajuda? Se fazem isso juntos senta a mesa e conversão abertamente? Se ele tem um tempo com o pai? Quantas vezes esta família fizeram algo juntos?

A família do Brasil esta mudando muito, pais não são amigos dos seus filhos, e filhos não teêm tempo para seus pais. Não vamos arrumar culpados, nem foi Xuxa, nem a rede Globo, muito menos o capitalismo e sim nossa fraqueza em sempre esta buscando remedios para nossas agônias nos vícios, neste costumes que nós criamos, ao invés de sentar a mesa na hora da alimentação e conversar com a esposa e ver como seu dia, o jornal Nacional ou a novela é melhor entre outras formas de fugirmos da realidade, temos medo real e procuramos viver o inreal, esta em moda atualmente.

Marcar um futebol com filho já não é mais habito comum nas quadras de frentes os residênciais,  a preferência agora é ver algo pela tv deitado e calado em sua sala de estar, da mais efeito do que suarem juntos e correm buscando apenas um sorriso, crianças necessitam atenção e quando não encontram em casa buscam fora.

Vivemos hoje na era da individualidade, só quem propõe isso é vc, muitas pessoas tem  mais de 3.000 amigos em uma rede virtual e acabam se tornando ate um astro do facebook , orkut, e ou qualquer outra rede de relacionamento. Porem em sua vida pessoal não tem nem 3 amigos em que possa confessar, o astro da solidão em sua propria prisão. 

Ainda sou ligado em estar juntinho, sair para conversar com os amigos, escutar suas confissões e através da minha força enrradicar suas tristezas, para que não caiem no Profundezas da solidão. Cair é facil, sair ja não tem tantas possibilidades, a pior jaula que criamos em nosso redor, mais reforda do que vc possa imaginar é uma verdadeira prissão sem muros e como meu tio que espero que ele encontre uma porta e  saia deste vício e retome seus filhos, minha avó e seus irmãos. Pois algumas coisas ele não tera mais como a beleza de  poder presenciado o nascimento seus neto, sua ex -esposa já tem outra pessoa e alguns irmãos ja desiludiram com ele, sei que minha mãe e minha avó o ama com forças imaginaveis. Todas as vezes que você perdoa, o universo muda; cada vez que estende a mão e toca um coração ou uma vida, o mundo se transforma, a cada gentileza e serviço, visto ou não visto, meus propósitos são realizados e nada jamais será igual. E para meu amigo MX  (o gavião) busque descobrir o porque desta fraqueza juntamente com seus irmão, vcs conseguirão traze-lo novamente para a vida mas consiguirão resultados se agirem juntos com uma família, pois seu necessita desta carência afetiva que de certa forma pode ter sido retirado do mesmo em seu passado, não sabemos a causa que abriu a porta para vício apenas temos certeza que temos de fecha-la.


"Duas estradas se bifurcaram no meio da minha vida, 
ouvi um sábio dizer.
Peguei a estrada menos usada.
E isso fez toda a diferença, 
cada noite e cada dia."
(Larry Norman)

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito tristes histórias que envolvem alcoolismo. e se o viciado não quiser realmente se livrar do vício, ninguém poderá ajudá-lo. É uma siuação muito triste para a família...

Nelson Soares disse...

Qualquer mudança começa dentro de nós próprios. Sem isso, nada feito...


Stay Well

Rodrigo disse...

Nada muda, se você não mudar - diria Buda.

Gostei do blog

Tom disse...

Puxa... dureza...
Tenho um tio que também é alcoólatra... e o pior: é doido (de internar, mesmo!) e agora tá com princípio de Alzaimehr... ele é solteiro, sem filhos e mora com uma tia também solteirona - vivem brigando...
O importante é a força que vocês podem dar a ele. Agora, sair da lama, só ele, mesmo...
Grande abraço!

Cirisley Steinberg disse...

NELSOM, RODRIGO, IRENE e TOM: Valeu pela participação, e realmente vejo q meu tio deve mudar, mas tem partir dele esta mudança. O ruim é minha que tem uma ligação psíquica muito forte com ele, e sente sempre a angustia do irmão (outra historia).

Porem torço e oro para que ele possa se encontrar novamente