quarta-feira, 25 de maio de 2011

SEGUINDO O PEQUENO PRINCIPE

"Não importa que as coisas não andem bem, 
você precisa continuar vivendo mesmo que isso te mate"
Sholem Aleichem



O livro de Saint-Exupéry,  todo ano me faz fazer um viagem a procura da minha criança interior, para que nunca esqueça minhas raízes, isto virou para mim um rito, onde faço uma viagem e levo o livro junto comigo e leio e atraves desta palavras que todas vez encontro algo inusitado e medito, isto se tornou minha propria cultura particular. Se assim podemos dizer, é uma fábula sobre amizade, solidariedade e desapego. Exupéry nos oferece uma história de paz, escrita em tempos de guerra. Seu principezinho surgiu como esperança de um mundo pacificado, de respeito às diferenças. Um mundo, talvez, dedicado às crianças. Sua jornada passa por vários planetas, tão pequenos como o dele.

A obra de Exupéry é rica em simbologismos, dentre tantos temos seus personagens, os quais nos levam a grandes reflexões: o rei; o contador; o geógrafo; o bêbedo; a raposa, esta talvez seja a personagem mais conhecida; a rosa, entre outros.

"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. 
 
Tu porém, terás estrelas como ninguém… Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! 
 
E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. 
 
Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!” 
 
 
 
 
TRECHO DO LIVRO "O PEQUENO PRÍNCIPE -Antoine de Saint-Exupéry

Nenhum comentário: